Seguidores

sábado, 11 de janeiro de 2014

Augusto dos Anjos

Científica", do professor Martins Junior. Formado em direito, não advogou; vivia de ensinar português. Casou-se, em 04 de julho de 1910, com Ester Fialho. Nesse ano, em conseqüência de desentendimento com o governador, é afastado do cargo de professor do Liceu Paraibano. Muda-se para o Rio de Janeiro e dedica-se ao magistério. Lecionou geografia na Escola Normal, depois Instituto de Educação, e no Ginásio Nacional, depois Colégio Pedro II, sem conseguir ser efetivado como professor. Em 1911, morre prematuramente seu primeiro filho. Em fins de 1913 mudou-se para Leopoldina MG, onde assumiu a direção do grupo escolar e continuou a dar aulas particulares. Seu único livro, "Eu", foi publicado em 1912. Surgido em momento de transição, pouco antes da virada modernista de 1922, é bem representativo do espírito sincrético que prevalecia na época, parnasianismo por alguns aspectos e simbolista por outros. Praticamente ignorado a princípio, quer pelo público, quer pela crítica, esse livro que canta a degenerescência da carne e os limites do humano só alcançou novas edições graças ao empenho de Órris Soares (1884-1964), amigo e biógrafo do autor.
Cético em relação às possibilidades do amor ("Não sou capaz de amar mulher alguma, / Nem há mulher talvez capaz de amar-me"), Augusto dos Anjos fez da obsessão com o próprio "eu" o centro do seu pensamento. Não raro, o amor se converte em ódio, as coisas despertam nojo e tudo é egoísmo e angústia em seu livro patético ("Ai! Um urubu pousou na minha sorte"). A vida e suas facetas, para o poeta que aspira à morte e à anulação de sua pessoa, reduzem-se a combinações de elementos químicos, forças obscuras, fatalidades de leis físicas e biológicas, decomposições de moléculas. Tal materialismo, longe de aplacar sua angústia, sedimentou-lhe o amargo pessimismo ("Tome, doutor, essa tesoura e corte / Minha singularíssima pessoa"). Ao asco de volúpia e à inapetência para o prazer contrapõe-se porém um veemente desejo de conhecer outros mundos, outras plagas, onde a força dos instintos não cerceie os vôos da alma ("Quero, arrancado das prisões carnais, / Viver na luz dos astros imortais").
A métrica rígida, a cadência musical, as aliterações e rimas preciosas dos versos fundiram-se ao esdrúxulo vocabulário extraído da área científica para fazer do "Eu" — desde 1919 constantemente reeditado como "Eu e outras poesias" — um livro que sobrevive, antes de tudo, pelo rigor da forma. Com o tempo, Augusto dos Anjos tornou-se um dos poetas mais lidos do país, sobrevivendo às mutações da cultura e a seus diversos modismos como um fenômeno incomum de aceitação popular. Vitimado pela pneumonia aos trinta anos de idade, morreu em Leopoldina em 12 de novembro de 1914.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Satanismo: A real face.


Quando se fala em satanismo, logo nos vem à mente homens vestido de compridas roupas negras com um punhal na mão rodeado de velas pretas, sacrificando alguma vitima. Está talvez, é concepção de milhares de pessoas que conhece o termo '' Satanismo'' apenas pela lembrança herdada de alguns filmes de terror ou de alguns livros cujo o conteúdo pertence a Idade Média ( no Brasil em anos recente, entre as igrejas evangélicas, esse tipo de satanismo ficou bastante conhecido devido a propaganda do livro de Rebecca Brown, ''ele veio para libertar o cativos'' e pelos livros de Daniel Mastral). No entanto o satanismo moderno não tem nada a ver com essa imagem grotesca, é mais um tipo de religião humanista voltada  ao ateísmo. É verdade que existem "aqueles" tipos de rituais que incluem sacrifícios de vítimas humanas (ao contrário de algumas opiniões céticas no assunto, há bastante evidencias para apoiar estes acontecimentos), mas são realizados normalmente por pessoas desequilibradas psicologicamente. Entretanto o satanismo mais conhecido hoje em dia foge radicalmente dessa concepção.

CONVICÇÕES E PRÁTICAS DA IGREJA DE SATANÁS

• Eles não adoram uma deidade viva.

• A ênfase principal recai sobre e no poder e autoridade do Satanista individualmente, em lugar de um deus ou deusa.

• Eles acreditam que não existe nenhum redentor que deu sua vida pela humanidade - que cada pessoa é a própria redentora dela mesma, completamente responsável pela direção de sua própria vida.

• O Satanismo alega respeitar e exaltar a vida. Dizem que as crianças e animais são as mais puras expressões dessa força de vida, e como tal é sagrado e precioso.


Há provavelmente menos que 10.000 Satanistas religiosos na América do Norte sem serem incluídos as gangues adolescentes e indivíduos que pratica isoladamente esta forma de religião. A organização Satânica mais bem conhecida como já dissemos é a Igreja de Satanás. Associado com muitos outros grupos independentes.

DECLARAÇÕES SATÂNICAS

As nove declarações Satânicas formam o cerne das convicções da Igreja de Satanás. Eles foram escritos por Anton LaVey. Em forma abreviada, declaram que Satanás representa:

 Indulgência, não abstinência.

• Existência vital, não sonhos espirituais vazios.

• Bondade merecida, não amor desperdiçado.

• Vingança, ao invés de virar a outra face.

• O Homem como nenhum outro animal é o mais vicioso de todos.

• Satisfação de todos os desejos da carne etc.


OS NOVE PECADOS SATÂNICOS SÃO:

1. Estupidez.

2. Pretensão.

3. Solipsismo (é a crença filosófica de que, além de nós, só existem as nossas experiências.)

4. Auto-engano / auto-ilusão.

5. Conformismo de massa.

6. Falta de perspectiva.

7. Negligência (ou esquecimento) dos ortodoxos passados.

8. Orgulho contra produtivo.

9. Falta de estética.


TEOLOGIA SATÂNICA

• Pessoas criaram Deuses em muitas formas; escolha um que poderá lhe ser útil.

• Céu e inferno não existem.

• Satanás não é relacionado com o conceito moderno do diabo Cristão. Os satanistas vêem Satanás como um princípio de vida pré-cristão que representa os aspectos carnais, terrestres, e mundanos de vida.

• Satanás não é um ser, uma entidade viva; ele é uma força de natureza.

• A vida humana é celebrada e considerada sagrada.

• O mais importante feriado Satânico é o aniversário de Satanás (30 de Abril). O de menos importância é: “O dia das Bruxas” (noite de 31 de outubro), mas ambos são igualmente comemorados.

• Missas negras (parodia com o ritual Católico Romano) normalmente não é executado por Satanistas regularmente (exceto em ocasiões raras).


RITUAIS E CERIMÔNIAS

• Nomes usados incluem o de Satanás, Lúcifer, Belial e Leviatã.

• Os rituais de magia consistem em três tipos:

1. Magia de sexo (inclui masturbação),

2. Ritual de felicidade,

3. Ritual de destruição (pode incluir os seguintes atos: espetar alfinetes em uma boneca; desenhar um quadro
ou escrever uma descrição da morte da vítima). Os rituais de destruição são melhores executados por um grupo.

REGRAS DE COMPORTAMENTO

• A Oração é inútil, pois distrai as pessoas.

 Matança no ritual (de humanos ou animais) viola os princípios Satânicos. O Sangue tirado de uma vítima é inútil. As vítimas são mortas simbolicamente não de fato.

• Os membros desfrutam de indulgência em vez de abstinência. Eles praticam com alegria todos os sete pecados cristãos mortais (ganância, orgulho, inveja, ódio, glutonaria, luxúria e indolência)

• Se um homem bater em sua face retribua batendo na outra face dele também.

• Façam aos outros como eles fazem a você.

• Se ocupe livremente de atividades sexuais, conforme suas necessidades exigem (que podem ser com um só parceiro ou tendo sexo com muitos outros; pode ser do tipo heterossexual, homossexual ou bissexual, usando fetiches sexuais como você desejar, mas o ideal é uma relação monógama baseado em compatibilidade e compromisso).

• O suicídio é praticamente proibido.




Livros Sagrados do Satanismo

Eis alguns:

1. A Bíblia Satânica.

2. Os Rituais Satânicos.

3. A Bruxa Satânica.

4. O Caderno do Diabo.

Conclusão

"Acredito que a forma filosófica do 'satanismo' em si é a que mais condiz com a verdade e com o que deve ser feito, não há desrespeito contra as outras 'religiões' desde que essas se mantenham em seu 'mundo' sem interferir 'diretamente' no 'nosso', então logo todos podem ser 'satanistas' desde que se livrem de dogmas estúpidos e de convicções contrarias ao que isso tudo 'emprega".

            Espero que leia esse texto que tive trabalho em escrever apenas para que  você entenda o que tudo isso é, não existe o lado "ruim" existem apenas pessoas e essas sim podem ser ruins ou boas independente de sua crença e etc...
Hail  Satan.


Minha lista de blogs

Quem sou

Minha foto
Um pouco de poesia, música, cinema... Arte como um todo.